O projecto MINIPORTUS87 pretende dar continuidade a uma prática e espírito que tem hoje mais de 25 anos!!! – o PORTUS87 -, baseadas num conjunto de princípios que julgamos salutares: a amizade, o desportivismo, o esforço e divertimento partilhados, a propósito do futebol. Os "Minis" foram fundados em 6 de Novembro de 2010.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Balanço da Época 2013/14


Esta temporada 2013/14 foi marcada pela solidificação da inflexão no projecto, assumindo-se definitivamente, na sua 4ª época de vida, o MiniPortus como "equipa" - e nesse sentido como prolongamento do Portus87, em diferentes escalões - em detrimento da "escola de futebol".

E essa tendência - propositada - acabou por ser carimbada com a participação na primeira competição em formato de Liga para os nossos miúdos. Os 18 elementos do MiniPortus nesta temporada foram divididos em dois escalões - sub9 e sub11 - que participaram nas duas provas da Liga Foot23 para os respectivos escalões.

Entre treinos e jornadas da Liga (16 em cada campeonato) se passaram quase todos os sábados de manhã da temporada, num percurso fantástico dos MiniPortus87, capazes de se divertirem e ao mesmo tempo absorverem o espírito da equipa de uma forma impressionante, tendo em conta as suas tenras idades. 

De tal forma assim foi que conseguiram resultados espectulares na sua estreia nestas andanças, perante equipas muito mais organizadas e com outros recursos. 

Os sub9 sagraram-se inclusive campeões, numa demonstração entusiasmante de competitividade, liderando a sua prova desde o ínicio até ao fim, apesar da enorme concorrência (por exemplo, a Academia do Sporting de Gaia ou as duas equipas Maia Lidador). E a vitória final acabou por ser alcançada com laivos de enorme dramatismo, com uma incrível "remontada" na Maia na última jornada. Uma entre várias, bem ao estilo Portus87.

Igualmente extradordinário foi o percurso dos sub11, que foram vice-campeões, mesmo defrontando equipas com outras condições e até "outro" tipo de jogadores numa prova supostamente exclusiva para jogadores não-federados...

Como habitualmente, a época dos Minis terminou com mais uma animada participação no Torneio McDonald, na Foz, envergando novamente as cores da "Holanda". Uma prova em que somos totalistas e que constitui sempre um ponto alto da "brincadeira" muito séria em que se vai transformando o MiniPortus, na senda aliás da mentalidade Portus87 que muito prezamos e adoramos ver transmitida e plenamente assumida pelos miúdos.

Para que se compreenda o envolvimento nesta parte cada mais importante do universo Portus, o MiniPortus bateu o seu recorde de actividades desenvolvidas (entre jogos e treinos) nesta temporada com 75, contra por exemplo as 58 de 2012/13. E já vamos no total de 227 actividades. É obra!

Tendo em conta tudo o que aqui descrevemos - e que é apenas uma breve síntese - é caso para dizer, agora com mais propriedade do que alguma vez aconteceu, que se o presente do Portus é mais brilhante do que nunca, o futuro do Portus87 promete muito. A qualidade, desportiva e humana, a par do espírito único de um grupo cada vez mais alargado, assim anuncia e garante.

Viva o PORTUS87 e que venha mais uma temporada de divertimento e sucesso!

su.jpgsub.jpg





Fonte: João Nuno Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário