O projecto MINIPORTUS87 pretende dar continuidade a uma prática e espírito que tem hoje mais de 25 anos!!! – o PORTUS87 -, baseadas num conjunto de princípios que julgamos salutares: a amizade, o desportivismo, o esforço e divertimento partilhados, a propósito do futebol. Os "Minis" foram fundados em 6 de Novembro de 2010.

Apresentação




O projeto MINIPORTUS87 pretende dar continuidade a uma prática e espírito que tem hoje mais de 30 anos!!! – o PORTUS87 (http://portus87.footeo.com) -, baseadas num conjunto de princípios que julgamos salutares: a amizade, o desportivismo, o esforço e divertimento partilhados, a propósito do futebol.

O MINIPORTUS87 foi fundado em Outubro de 2010, e desde então sempre em movimento, como poderão constatar no "diário de bordo" de cada uma das actividades e de cada uma das épocas descritas no presente blog


O MINIPORTUS87 corresponde às "camadas jovens" do PORTUS87 e além de proporcionar às crianças a prática de um desporto, neste caso o futebol, também procura o seu desenvolvimento humano e social e este é um processo em que todos temos de colaborar activamente, debatendo todas as questões de forma aberta e construtiva.


Este SITE serve também esse propósito, além de ir dando conta do andamento deste projecto, claro.


PRINCÍPIOS

O MINIPORTUS pretende ser um espaço de prática desportiva, convívio e amizade, alicerçadas nos princípios gerais do PORTUS87, uma equipa de futebol de amigos que completou 30 anos de existência em Outubro de 2017.


Simultaneamente, o MINIPORTUS87 visa promover a prática desportiva sadia entre os mais jovens, com base na ideia que esta prática tem grandes potencialidades educativas e formativas, desde que respeite um conjunto de princípios básicos, ao nível da concepção do treino e da competição.


Além do mais, esta prática desportiva sadia e equilibrada visa melhorar a cultura desportiva geral, afinal de contas um aspecto da cultura cívica, que tão importante é para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais justa.


Definimos, assim, um conjunto de princípios que nos parecem fundamentais no desenvolvimento da prática desportiva no MINIPORTUS87.


1. O respeito pelo companheiro, pelo adversário, e por todos os outros intervenientes na prática desportiva, tem de ser o valor máximo para qualquer atleta.


2. Num desporto colectivo, o grupo é sempre o mais importante: a união, a solidariedade, a partilha, devem importar sempre mais do que o sucesso individual ou a própria vitória.


3. O desporto deve ser acima de tudo uma FESTA: motivo de diversão, boa disposição, vividas em conjunto, por todos. A pressão dos resultados ou da performance deve ser limitada o mais possível.


4. As oportunidades para participar (treinar/jogar) devem ser iguais para todos. A cultura da tarefa deve suplantar a cultura da performance: um erro ou uma falha técnica por exemplo não podem ser confundidas com fracasso e que pelo contrário significam apenas que novas estratégias, ou mais esforço, ou mais treino, são necessários parta se realizar a tarefa em causa com êxito.


5. Para a experiência do jovem futebolista ser gratificante, e para que este evolua como jogador, e se forme como tal, é necessário adaptar o jogo e o treino de futebol aos jovens e não o contrário. Procura-se não obrigar que o jovem realize actividades propostas inacessíveis para a sua idade, mas antes que as actividades e os exercícios propostos sejam adaptados aos seus interesses, possibilidades, inquietudes e expectativas.


6. O bom jogo deve ser valorizado acima do resultado. Muitas vezes para ensinar a jogar bem - e desfrutar o jogo - é necessário esquecer-se o resultado, estando disposto a correr-se riscos táticos, mesmo que o adversário nos marque golos. Cada jogo é um treino mais.


7. No entanto deve procurar-se sempre a vitória com vontade e entrega, mas nunca com a ideia de ganhar a qualquer preço. Temos que saber conviver com a derrota, pode ganhar-se jogando muito mal e com um ambiente interno péssimo e perder-se jogando muito bem e com uma convivência de grupo excelente.


8. Há que aprender a jogar como se fosse um treino e a treinar como se tratasse de um jogo.


REGRAS

1 – Os atletas devem ser pontuais. Os treinos ou jogos realizam-se normalmente às 11:30 nos sábados.


2 – Os atletas devem apresentar o seu equipamento “oficial” do Portus87 em todos os treinos e jogos.


3 – Os atletas, no decurso dos treinos e dos jogos, estão sob a direcção dos treinadores, que são os únicos adultos que terão acesso ao relvado onde decorram os jogos e treinos.


4 – Os atletas deverão preservar e cuidar do material desportivo utilizado e das instalações onde decorrem os treinos e os jogos.


5 – Os atletas deverão ter um comportamento correcto e educado durante os treinos e jogos, tanto ao nível da linguagem quer das acções.


6 - Os atletas têm o dever de respeitar os seus companheiros, treinadores, dirigentes, adversários e árbitros, bem como o público em geral.


7 – Qualquer comportamento considerado incorrecto por parte dos atletas poderá levar a sanções - desde a repreensão até à suspensão da frequência da Escolinha.


8 – Os Pais dos atletas assumem a inteira responsabilidade por qualquer acidente/ lesão que estes possam sofrer no decorrer desta prática desportiva.





MODELO

FORMATO, OBJECTIVOS E ETAPAS DO MODELO DE APRENDIZAGEM


Procuramos idealizar um modelo para desenvolver a capacidade de jogar futebol, em que se privilegiem os princípios atrás enunciados, correspondendo ainda a um conjunto de práticas, objectivos e etapas.


Formato

- A componente principal do MINIPORTUS87 são os treinos/jogos-convívio, a realizar sob a orientação de dois treinadores por sessão.


- O Treinador coordenador - João Nuno Coelho - tem o nível de formação exigida pela FPF para o treino de jovens.


- Os jovens serão distribuídos por grupos, em função das suas idades e das exigências dos próprios exercícios.


- Os treinos do MINIPORTUS87 são normalmente realizados na escola de Oliveira do Douro, aos Sábados, entre as 11:30 e as 12:30 horas.


Os objectivos fundamentais:


- desenvolver o gosto pela prática desportiva


- desenvolver o espírito de grupo e o desportivismo


- melhorar a condição física e a saúde


- ensinar e desenvolver capacidades emocionais, técnicas e físicas


- desenvolver valores morais


- fornecer aos jovens uma melhor noção de si mesmos através da percepção das suas competências, auto-estima e auto-confiança.


Sem comentários:

Enviar um comentário