O projeto MINIPORTUS87 pretende dar continuidade a uma prática e
espírito que tem hoje mais de 30 anos!!! – o PORTUS87 (http://portus87.footeo.com) -, baseadas num conjunto de
princípios que julgamos salutares: a amizade, o desportivismo, o esforço e
divertimento partilhados, a propósito do futebol.
O MINIPORTUS87 foi fundado em Outubro de 2010, e desde então sempre em movimento, como poderão constatar no "diário de bordo" de cada uma das actividades e de cada uma das épocas descritas no presente blog
O MINIPORTUS87 foi fundado em Outubro de 2010, e desde então sempre em movimento, como poderão constatar no "diário de bordo" de cada uma das actividades e de cada uma das épocas descritas no presente blog
O MINIPORTUS87 corresponde às "camadas jovens" do PORTUS87 e além de proporcionar às crianças a prática de um desporto,
neste caso o futebol, também procura o seu desenvolvimento humano e social e
este é um processo em que todos temos de colaborar activamente, debatendo todas
as questões de forma aberta e construtiva.
Este SITE serve também esse propósito, além de ir dando conta do andamento
deste projecto, claro.
PRINCÍPIOS
O MINIPORTUS pretende ser um espaço de
prática desportiva, convívio e amizade, alicerçadas nos princípios gerais do
PORTUS87, uma equipa de futebol de amigos que completou 30 anos de existência
em Outubro de 2017.
Simultaneamente, o MINIPORTUS87 visa
promover a prática desportiva sadia entre os mais jovens, com base na ideia que
esta prática tem grandes potencialidades educativas e formativas, desde que
respeite um conjunto de princípios básicos, ao nível da concepção do treino e
da competição.
Além do mais, esta prática desportiva
sadia e equilibrada visa melhorar a cultura desportiva geral, afinal de contas
um aspecto da cultura cívica, que tão importante é para o desenvolvimento de
uma sociedade melhor e mais justa.
Definimos, assim, um conjunto de
princípios que nos parecem fundamentais no desenvolvimento da prática
desportiva no MINIPORTUS87.
1. O respeito
pelo companheiro, pelo adversário, e por todos os outros intervenientes na
prática desportiva, tem de ser o valor máximo para qualquer atleta.
2. Num desporto
colectivo, o grupo é sempre o mais importante: a união, a solidariedade, a
partilha, devem importar sempre mais do que o sucesso individual ou a própria
vitória.
3. O desporto
deve ser acima de tudo uma FESTA: motivo de diversão, boa disposição, vividas
em conjunto, por todos. A pressão dos resultados ou da performance deve ser
limitada o mais possível.
4. As
oportunidades para participar (treinar/jogar) devem ser iguais para todos. A
cultura da tarefa deve suplantar a cultura da performance: um erro ou uma falha
técnica por exemplo não podem ser confundidas com fracasso e que pelo contrário
significam apenas que novas estratégias, ou mais esforço, ou mais treino, são
necessários parta se realizar a tarefa em causa com êxito.
5. Para a
experiência do jovem futebolista ser gratificante, e para que este evolua como
jogador, e se forme como tal, é necessário adaptar o jogo e o treino de futebol
aos jovens e não o contrário. Procura-se não obrigar que o jovem realize
actividades propostas inacessíveis para a sua idade, mas antes que as
actividades e os exercícios propostos sejam adaptados aos seus interesses,
possibilidades, inquietudes e expectativas.
6. O bom jogo
deve ser valorizado acima do resultado. Muitas vezes para ensinar a jogar bem -
e desfrutar o jogo - é necessário esquecer-se o resultado, estando disposto a
correr-se riscos táticos, mesmo que o adversário nos marque golos. Cada jogo é
um treino mais.
7. No entanto
deve procurar-se sempre a vitória com vontade e entrega, mas nunca com a ideia
de ganhar a qualquer preço. Temos que saber conviver com a derrota, pode
ganhar-se jogando muito mal e com um ambiente interno péssimo e perder-se
jogando muito bem e com uma convivência de grupo excelente.
8. Há que aprender a jogar como se
fosse um treino e a treinar como se tratasse de um jogo.
REGRAS
1 – Os atletas devem ser pontuais. Os
treinos ou jogos realizam-se normalmente às 11:30 nos sábados.
2 – Os atletas devem apresentar o seu
equipamento “oficial” do Portus87 em todos os treinos e jogos.
3 – Os atletas, no decurso dos treinos e
dos jogos, estão sob a direcção dos treinadores, que são os únicos adultos que
terão acesso ao relvado onde decorram os jogos e treinos.
4 – Os atletas deverão preservar e
cuidar do material desportivo utilizado e das instalações onde decorrem os
treinos e os jogos.
5 – Os atletas deverão ter um
comportamento correcto e educado durante os treinos e jogos, tanto ao nível da
linguagem quer das acções.
6 - Os atletas têm o dever de respeitar
os seus companheiros, treinadores, dirigentes, adversários e árbitros, bem como
o público em geral.
7 – Qualquer comportamento considerado
incorrecto por parte dos atletas poderá levar a sanções - desde a repreensão
até à suspensão da frequência da Escolinha.
8 – Os Pais dos atletas assumem a
inteira responsabilidade por qualquer acidente/ lesão que estes possam sofrer
no decorrer desta prática desportiva.
MODELO
FORMATO,
OBJECTIVOS E ETAPAS DO MODELO DE APRENDIZAGEM
Procuramos
idealizar um modelo para desenvolver a capacidade de jogar futebol, em que se
privilegiem os princípios atrás enunciados, correspondendo ainda a um conjunto
de práticas, objectivos e etapas.
Formato
- A componente principal do
MINIPORTUS87 são os treinos/jogos-convívio, a realizar sob a orientação de
dois treinadores por sessão.
- O Treinador coordenador - João Nuno Coelho - tem o nível de formação exigida pela
FPF para o treino de jovens.
- Os jovens serão distribuídos por
grupos, em função das suas idades e das exigências dos próprios exercícios.
- Os treinos do MINIPORTUS87 são normalmente realizados na escola de Oliveira do Douro, aos Sábados, entre as 11:30 e as 12:30 horas.
Os objectivos
fundamentais:
- desenvolver o gosto pela prática desportiva
- desenvolver o espírito de grupo e o desportivismo
- melhorar a condição física e a saúde
- ensinar e desenvolver capacidades emocionais, técnicas e físicas
- desenvolver valores morais
- fornecer aos jovens uma melhor noção de si mesmos através da percepção das
suas competências, auto-estima e auto-confiança.
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