O projecto MINIPORTUS87 pretende dar continuidade a uma prática e espírito que tem hoje mais de 25 anos!!! – o PORTUS87 -, baseadas num conjunto de princípios que julgamos salutares: a amizade, o desportivismo, o esforço e divertimento partilhados, a propósito do futebol. Os "Minis" foram fundados em 6 de Novembro de 2010.

1ª Época (2010/11)


O Nascimento do MiniPortus…

De 6/11/2010 – a 1ª Època!

 

 

 

UM SONHO PRESTES A CUMPRIR-SE


 

 

 

 

ESTÁ MARCADO O ARRANQUE!


23 anos é muito tempo - é uma vida.

É o tempo de vida do PORTUS87, uma equipa de futebol de amigos, da qual faço parte desde a fundação, no Liceu Carolina Michaelis, em 1987. Para conhecer o PORTUS87 e o seu espírito único nada como dar um salto a www.portus87.com

Agora, a novidade é que vamos partir para uma nova aventura em conjunto (depois de tantas outras): a criação de uma ESCOLINHA DE FUTEBOL, os MINI-PORTUS, envolvendo os filhos, sobrinhos, e respectivos amigos (deles).

Fica o convite: se tens filhos, sobrinhos (ou amigos com filhos e sobrinhos), entre os 5 e os 10 anos de idade, que gostem de futebol e queiram praticá-lo num espaço de diversão e formação abrangente, contactem-nos em portus87@hotmail.com

 A aventura começa dia 6 de Novembro (Sábado), no Pavilhão da Leonesa (Maia), pelas 11 da manhã.

Vamos dando notícias.

 ( Qua, 01 de Dezembro de 2010 01:26 )

 

 

 

O PONTAPÉ DE SAÍDA


Ainda faltavam 5 minutos para as 11 da manhã de um sábado solarengo quando os miúdos do MINI-PORTUS entraram pela primeira vez num relvado em conjunto.
As bolas depressa começaram a rolar, com a alegria que conhecemos quando se juntam com crianças.


As camisolas laranjas, os calções pretos, tudo em movimento. E uma hora passou, de repente, entre exercícios para aprender e brincadeiras para divertir. Afinal de contas, jogar a bola, mas com alguma ordem.


À volta, os pais divertem-se também, reagem a cada jogada, a cada pontapé na bola.
Como sempre, no Portus87, o que conta é o divertimento partilhado.


Foi assim o primeiro treino do MINI PORTUS87. Mas muito mais do que isso, na verdade: foi o início de uma aventura/ projecto que curiosamente visa a continuidade de uma prática e espírito que tem hoje 23 anos – o PORTUS87. Continuidade e renovação, portanto. Para que esta magia nunca se perca.

 ( Qua, 01 de Dezembro de 2010 01:27 )

 


 


AMANHÃ, HÁ TREINO!!!

A semana já passou, felizmente, e amanhã temos o segundo treino do MINI-PORTUS. No Indoor Lionesa, pelas 11 da manhã.

A miudagem já está a preparar as chuteiras e os equipamentos, os treinadores já definem os exercícios, venha a bola!

Até amanhã!

 ( Qua, 01 de Dezembro de 2010 01:34 )

 

 

GRANDE TREINO !

O MINI PORTUS está em grande crescimento - foram 12 os magníficos atletas de palmo e meio que estiveram presentes no segundo treino da Escolinha, no passado sábado no Indoor Lionesa.


Os miúdos continuam em grande. Apesar de muito novos, demonstram um empenho enorme, sempre atentos e dispostos a fazer o que se lhes pede.

 ( Qua, 01 de Dezembro de 2010 01:35 )

 

 

VAMOS PARA 0 3º TREINO!

Não se esqueçam (já sei, já sei... que não têm pensado noutra coisa...) mas está a chegar o 3º treino, e já temos uma visita confirmada, o Gonçalo. A evolução tem sido enorme e a expectativa é Grande! O Mister João Nuno e a restante "equipa técnica" estará à vossa espera! Até Sábado!

 ( Sáb, 04 de Dezembro de 2010 15:57 )

 

 

4º treino, a carruagem está em marcha…

Com os 11 magníficos em campo, o treino correu muito bem (mas sentimos a falta do Mister João) a aplicação foi muita… e finalmente chegou o grande momento o jogo final, e o que é muito gratificante é que os resultados começam a aparecer (desde logo aquela "peitaça" do João...)  – um espectáculo para os que jogam e também para os que assistem!

 ( Ter, 07 de Dezembro de 2010 23:36 )

 

 


1 MÊS DE ESCOLINHA

 

Após um mês de treinos, já é visível alguma evolução, domínio de bola, circulação e jogo de equipa. Todos presentes, com excepção do Gui, participaram no treino com grande espírito e aplicação. Antes do jogo final, apareceu o Pai Natal com uma surpresa que já vinha a ser necessária, tal o empenho na disputa de bola: umas magníficas caneleiras (mas não é para abusar!!!)


 ( Qua, 08 de Dezembro de 2010 21:33 )

 

 

 

Bem Vindo ao mundo dos MiniPortus

 Mensagem de Boas Vindas:



 É hoje (11/12/2010) oficialmente inaugurado este site, da escolinha do MINI PORTUS, após um período experimental interno, mas onde foi já sendo registadas as suas evoluções (ver abaixo)

Tem uma área publica de apresentação geral e uma área reservada, para aceder à qual é necessária uma password.

É/Será certamente uma "ferramenta" importante e estamos certos que propiciará muitos momentos de grande prazer.

 Como em tudo no Portus87, este site é o resultado de um excelente trabalho de equipa.

 

Bem Vindos

 Portus87 



  ( Sáb, 11 de Dezembro de 2010 22:18 )

 


 

O Regresso

Depois de um período de férias, entramos em contagem decrescente para o regresso à actividade, com treino marcado já no próximo Sábado - dia 8 de Janeiro às 10:30 no Indoor da Lionesa

Contamos com a presença de todos, num regresso muito "desejado", com as energias reforçadas, depois das prendinhas de Natal!!!

 Tudo a postos para um 2011 em grande, e com o espírito habitual... 

                            

  

Aproveita e vê os relatórios individuas actualizados dos últimos dois treinos, na nossa Área Privada.

 

 ( Sáb, 08 de Janeiro de 2011 19:07 )

 

 

Tudo pronto para o segundo de 2011...

Temos tido uma assiduidade inacreditável a juntar a um enorme entusiasmo, faz com que seja enorme a expectativa de mais um treino, o segundo de 2011.

 Para já uma baixa confirmada, a do Afonso, em recuperação, mas… talvez apareça para ver os amigos e claro apoiar o irmão João!

 Mas os nossos “artistas” não só são “bons de bola”, também brilham na arte do desenho – vejam as 9 obras de arte expostas em DESENHOS!

 Até amanhã!

 ( Sáb, 15 de Janeiro de 2011 21:42 )

 

 

Vamos para o 3º de 2011 e o 10º no total

 A expectativa é grande... a "equipa técnica" espera ter à sua disposição, finalmente, o plantel completo... vai ser em Grande!

 Já foi carregada a rigorosíssima apreciação do último treino na área privada.

 ( Qui, 27 de Janeiro de 2011 11:25 )

 

 

O 10º treino foi um espectaculo... vamos para o 11º no próximo sábado 28/01

No passado sábado - 21/01/11, assistiu-se a mais um excelente treino, não foi possivel reunir todo o plantel (ausências do Francisco e Tiago), mas os 11 presentes deram espectáculo e divertiram-se à brava, especialmente, como é sempre, no jogo final.

Atenção, temos muitos totalistas nos 10 primeiros treinos, vamos a ver como corre o do último sábado de Janeiro/11.

Prepara-se uma surpresa, porque eles merecem-na!, já vão incorporando o espirito do Portus87, e daí que... e mais não digo!    

Mais uma vez, está carregado na área privada, a (implacável) apreciação dos "atletas" pela equipa técnica. 

Aos que ainda não apresentaram o respectivo desenho, fazem o favor de o fazer!

Até Sábado (já faltou mais...)

 

 

Com 11 treinos realizados entramos no 4º mês de actividade

Entramos em Fevereiro, 4º mês de actividade com um plantel consolidado de 13 "atletas", já imbuidos no espirito do Portus87, na verdade todos (treinadores incluidos) têm-se divertido à grande.

Os treinos tem sido levados a sério, o momento sempre alto, o jogo final, tem merecido um entusiasmo e um empenhamento muito Alto.

 O último treino, o 11º, teve muitas "baixas", mesmo assim estiveram presentes 8/9 miúdos (o Afonso chegou mais tarde e o Vasco não treinou...) , com muito frio, conseguiu-se fazer um treino diversificado, já com alguns exercicios de 2 para 2 e o jogo final, com muito mais espaço, foi bem mais fácil circular a bola e chegar ao golo!

Dia 5 continuamos o "trabalho", lá os esperamos!

(já está carregada a apreciação individual do último treino) 

 ( Dom, 15 de Maio de 2011 14:13 )

 

 

... vamos para o 13º

No sábado passado, o João Pinto, com uma valente dor num braço, porque tomou a vacina no dia anterior, ficou apenas a assistir a um treino em que o Mistre João elevou um pouco mais a fasquia, mas a rapaziada (sim, porque as meninas ainda não apareceram...) responderam à altura, em particular naquele treino pelos "corredores", já com o Afonso em campo também... MUITO BEM MESMO!

No Sábado 12/2, fazemos o 13º treino, até já no local do costume! 

 

 

... 13, 14, 15... Fevereiro correu muito bem!

Temos equipa... os MiniPortus estão a evoluir a olhos vistos!...

 Fevereiro foi um excelente mês, com 4 treinos de elevada qualidade e a miudagem respondeu, grandes movimentações, marcações, circulação de bola, remates, penaltys e defesas houve de tudo!

Agora vamos parar para festejar o CARNAVAL (dia 5 de Março não há treino).

 Voltamos aos treinos no dia 12 de Março (este mês serão apenas 3 treinos, há que aproveitar!).

 ... Bom Carnaval!

 

 

Treino 16º aproximação à competição... vem aí o 17º Treino no dia do Pai

No treino do passado dia 12/3 foi uam aproximação à competição, organizado um torneio interno 4 equipas 3*3 e claro, como não podia deixar de ser, o tão desejado jogo final, foi "até cair..."

 Com o plantel todo presente, os 12 miúdos fizeram entre si 4 equipas de 3 elementos, com 2 jogos - meias finais e final, foi um expetáculo de ver, tal o empenhamento... a vitória final, depois de 2 jogos muito renhidos, sorriu ao trio composto pelos manos Azevedo e o Bruno, foi efectivamente premiado o jogo colectivo, o que acaba por ser uma excelente moral para a conclusão do torneio.

No jogo final a cabou num equilibrado e merecido empate a 3-3, com penaltys finais... para tudo ser treinado!

 Próximo treino é já amanhã, 19/3, Dia do Pai, e no MiniPortus também não nos vamos esquecer deles... e mais não digo! Até amanhã! 

 ( Dom, 15 de Maio de 2011 14:14 )

 

 

Grande dia do Pai, os Pais levaram um show de bola... mas no próximo sábado 26/3 já é a sério!

 

No dia do Pai a surpresa foi mesmo defrontar o pai, o jogo final foi mesmo "contra" os pais, e estes levaram  um show de bola (a verdade é que os treinadores também ajudaram) e foi mesmo uma enorme confusão.

 Houve quem não poupasse as canelas do pai, houve quem fizesse uma marcação mesmo encima (literalmente), também houve quem quisesse marcar um golito de qualquer forma... houve sobretudo grande disposição.

A primeira parte do treino, foi de árduo trabalho como é normal e depois veio a surpresa para o jogo final, apareceram os pais (e ainda reforçados pelo irmão do Bernardo) equipados a rigor (diga-se até bastante florescente, para ficarem bem visiveis!) para um louco jogo final.

Muitos atrás da bola, sem piedade, apesar de um fortissimo arranque dos mais velhos, os miúdos recuperaram e levaram a melhor (como não podia deixar de ser...).

Foi fantástico, porque todos, com pais, estiveram presentes, excepto o Francisco, com os pais, que apareceu depois, desta vez só para ver a "bola" e o João Maria que foi mostrar os seus outros dotes noutros campos, neste caso musicais.   

Mas as supresas não ficaram por aí, apareceu finalmente o Mister (da equipa sénior, que aproveitou para tomar os seus apontamentos...) e também o Bardo da equipa, Orlando Mesquita, com a sua guitarra e tivemos o hino musicado ao vivo... Grande Momento!  

Mas atenção... no próximo sábado 26/3 voltamos aos treinos normais (muito trabalho, muito trabalho,...) 

 


 


Terminamos Março em beleza, entramos no 6 mês de MiniPortus!

 No passado sábado (26/3) voltamos a trabalhar a competição 2 para 2, com vitória dos Manos Azevedo, e o jogo final foi o mais desequilibrado de sempre, muito graças desta vez à dupla João Maria/Bernardo, mas na verdade todos os 11 presentes estiveram mesmo MUITO BEM!

Entramos agora em Abril/11, no 6º mês de MINIPORTUS, estamos muito satisfeitos e contentes... com um plantel estabilizado e muito assiduo, um enorme empenhamento e ainda uma maior evolução, tudo ao mesmo tempo com MUITA DIVERSÃO... os objectivos estão TODOS a serem alcançados!

  ( Sáb, 02 de Abril de 2011 15:39 )

 


 


Em Abril novidades mil....

Os dois treinos de Abril (2 e 9) correram um espetaculo, todos presentes (excepto o Simão no primeiro), houve claramente um incremento da complexidade, funções especificas, marcação, circulação de bola, chuto em movimento... e a reacção foi mesmo muito boa.

É de assinalar evolução muito interessante em muitos casos, alguns até surpreendentes, mas o mais importante é o notório espirito de grupo e "bom ambiente no balneário", como diriam os "entendidos"... ou então, "formamos um verdadeiro grupo de Amigos" :)

Próximo sábado dia 16/4, fazemos o último treino antes da Pascoa, sempre em crescendo... depois folga... e depois talvez hajam muitas novidades... a ver vamos! 

 


 


Album renovado!

Com o fim do 1º trimestre, renovamos o nosso album de fotos, com destaque para o especial dia do Pai.

Aqui ficam alguns dos exemplares que podes encontrar na nossa Area Privada.

    

 ( Qui, 21 de Abril de 2011 15:00 )

 


 


Encerramos um Abril muito "árduo" e entramos em Maio com uma Grande surpresa!

Em Abril a evolução foi enorme, com 4 treinos, que se tornaram cada vez mais "especializados" (dentro do aceitavel para miúdos, como defende o Mister!), começaram a aparecer as posições em campo e a dificuldade aumentou, mas mais uma vez obtivemos excelente resposta

 e isto tudo porquê????????????????????

 Vamos participar no:

 Torneio McDonalds Inter-Escolas World Cup Edition   

Futebol de 5 Sub 8, para crianças nascidas em 2003/2004


  e estamos muito motivados.

  O torneio decorrerá durante o mês de Maio e Junho, aos sábados, em horário a anunciar

 O Torneio terá início no próximo dia 14/5, com a cerimónia de abertura às 14:30 e mais um jogo, dependente do sorteio a realizar.

 Assim, será alterado o local e horário dos treinos em Maio, excepto o do próximo sábado.

O treino do dia 7/5 será então no local e hora habituais (lionesa às 11h) – pf levar cópia dos BI dos “atletas”!

 Em breve, comunicaremos mais pormenores e anunciaremos o calendário dos treinos e jogos…o mês de Maio promete. 

 ( Qua, 04 de Maio de 2011 16:06 )

 


 


Data para mais tarde recordar (10 de Maio de 2011)!

 

10 de Maio de 2011 (terça-feira) - Uma data que fica para a história: primeiro jogo-treino da história do MINI-PORTUS. Foi no CAT, em Damião de Góis, frente a uma equipa da Escola de Futebol Hernâni Gonçalves (uma das mais prestigidas, e maiores, escolinhas de futebol).

 Os "putos" estiveram muito bem e sendo o resultado final o menos importante é de realçar a luta que deram a quem já treina junto há muito mais tempo (9-8 para a EFHG).

... todos presentes (excepto o João M. em recuperação e também muitos pais e mães , para ver e apoiar a estreia), boas jogadas, grandes golos num excelente espirito (aliás de ambas as partes, num ambiente muito salutar), os miúdos mostraram como é que é!

Pequena crónica para a História: Num fim de tarde muito quente, mas com um trânsito terrivel, começamos o jogo, pelas 18:15, com apenas com 5 "atletas" (Gui na baliza, Afonso Azevedo, João Azevedo, Vasco e Afonso Azevedo) e depois foram chegando o Rodrigo, David, Bruno, Simão, Diogo e Bernardo...

Todos estiveram MUITO BEM, desde os GRs Gui e Simão, aos defesas, alas e atacantes, formaram um grupo coeso e conseguiram até uma recuperação notavel até aos 8-8! e portaram-se como Grandes jogadores.

PARABÉNS MINI-PORTUS!

 

                  

 ( Qui, 12 de Maio de 2011 )

 


 


 


O Prémio da temporada: Participação no Torneio McDonald's

Vamos participar no Torneio McDonald's World Cup Edition de futebol de 5 para sub8, que se realizará no  na Soccerade Arena Foz (campo do F.C. da Foz, relvado sintético) na Campo da Ervilha - Rua do Crasto, S/N.

 Os jogos, 5 jogos de 25 minutos cada, serão essencialmente realizados ao sábado entre Maio e Junho (14/5, 21/5, 10/6 e final a 18/6), pelo que mudaremos o nosso treino semanal para a 4ª feira das 19:00 às 20:00, com excepção da próxima (para ver a final da Liga Europa) - ver calendário.

 Cada equipa representará uma selecção, e calhou-nos a Holanda (manteremos então a tonalidade Laranja) e teremos Afonsos Sneijder, Joãos Van Persie, Bernardo Kuyt, Bruno Van der Vart, Rodrigo Van bommel, Gui Van der Sar...enfim....

IMPORTANTE: Entrega prévia de cópia de BI e Pontualidade no próximo sábado, com a seguinte Agenda:

14:30 – Recepção das equipas e Entrega de equipamentos (levar equipamentos do MiniPortus, inclusive caneleiras!) - Campo da Ervilha - Rua do Crasto

14:45 – Preparação das equipas (vestuário – balneários) para a cerimónia de abertura (desfile e jogos da primeira jornada).

15:00 – Desfile das equipas (chamada e alinhamento das equipas) no terreno de jogo.

17:00 - Jogo da primeira jornada

 

 

Noticias do Torneio McDonalds

Depois de primeiro dia (14/5) termos apanhado uma enorme inauguração (com hino Nacional e tudo...), a "nossa Holanda" fez o seu jogo de estreia, e apanhou com uns "enormes" Camarões (pareciam mais Gambas frente a uns camarões da costa), foi uma boa experiência, perdemos por 0-4, mas as "pequenas tulipas" deram luta, nunca desanimaram e portaram-se MUITO BEM!

 No segundo dia de competição (21/5), continuou a aprendizagem do MINI PORTUS - Mais 2 jogos, com os 12 presentes e todos a quererem jogar sempre, não é nada fácil de gerir... mas TODOS jogaram, é um exercicio dificil mas com principios muito claros!

 Ainda não chegou a primeira vitória (1-4 com o Foz - "Espanha" e 0-1 com o EFANOR - "Alemanha") mas já se viu uma boa evolução, em particular no último em que fizeram uma grande exibição. É preciso não esquecer que temos um plantel com mais de metade de miudos de 6 anos (e menos!) num torneio sub-8.

E o mais importante é o divertimento de que todos estão a desfrutar!

Pelo meio realizamos mais um treino, o 1º à semana - terça-feira 17/5 (porque queriamos ver o"Campeão" da Liga Europa no dia seguinte! - Grande FCP) que correu um espectáculo, o que vem mostrar que "este cheirinho" de competição até faz BEM!

 Próximo treino agendado para o Nun'alvares para quarta-feira 25/5 às 19h.

 O torneio regressa no dia 10/6 (sexta-feira feriado) para os últimos dois jogos (9:30 e 11:45)

 

 

Muita evolução e muita actividade...

 Continuamos assim com os treinos à quarta-feira no Nun'alvares (25/5, 1/6, 8/6,15/6), que correram MUITO BEM, sempre com quase todo o plantel, rapidamente se adaptaram ao campo, agora outdoor na época de Verão, e ao modelo de treino com uma maior componente competitiva.

No feriado de sexta-feira 10/6 (dia de Portugal e foi também dia da "Holanda"...), voltamos ao torneio McDonalds, não tivemos hipóteses frente à "selecção francesa" que tinha um fixo enorme (apesar de ter nascido em 2003) e acabamos por perder por (0-7), mas poderíamos, e merecíamos, ter marcado um golito. Foi então que surgiu a primeira vitória frente à "Nova Zelândia" por 8-1, com a feliz particularidade de os golos se dividirem por vários jogadores... foi uma enorme explosão de alegria que acabou tudo em tronco nu  a agradecer o apoios dos Pais.

 Para o dia seguinte - 11/6 - estavam reservada outra surpresa - a primeira internacionalização, logo aos 5/7 anos, jogo frente à equipa espanhola CD Alcobendas de Madrid... e fizemos um grande jogo apesar do resultado 2-8.

Crónica:

Os "Minis" até começaram bem, e marcaram primeiro, mas depois a maior maturidade dos espanholitos (em particular o seu fixo), ter um GR fantástico e maior rotina de jogo (fizeram um campeonato este ano) fez com que fossem ganhando vantagem, sendo que os nossos miúdos nunca desistiram, fizeram mesmo uma excelente exibição, e até poderiam ter marcado mais alguns golos. Tudo isto num ambiente fantástico, dentro e fora das quatro linhas - deveria ser sempre assim!

 

 

                  

Ver ainda a crónica dos amigos espanhois.  

 

 AGENDA:

 18/6 - 16:00 - Torneio McDonalds - jogo: Holanda - Argentina

18/6 - 18:45 - Torneio McDonalds - entrega de prémios

22/6 - 19:00 - treino Nun'Alvares

29/6 - 19:00 - treino Nun'Alvares - Encerramento da Época!

 

 

GRANDE TEMPORADA!

 

No passado dia 29 de Junho deu-se então ao encerramento oficial da 1ª época do MiniPortus87, com o treino habitual no Nun'Alvares mas com muitas surpresas, inserido na festa de aniversário do Afonso Azevedo, realização de um mini-torneio com os miúdos do CBE, batatas fritas, sumos e bolo a acompanhar... e para finalizar a entrega de diploma/taça da época de 2010/2011 – bem merecido!

 

E foi de facto uma grande época, esta a primeira da história dos MiniPortus87 cheia de actividades, com muitos marcos para mais tarde recordar e com enorme envolvimento, empenho e evolução dos "atletas", bem patentes nos

 

Em 8 meses (desde 6/11/2010) realizamos 37 actividades – 30 treinos e 7 jogos (dos quais 5 em torneio e um Internacional e 1 com uma escola de renome do Porto), com uma assiduidade impressionante, quase todos acima das 30 presenças! – só tivemos 2 desistências (ambas bem explicadas: Tiago e Francisco) – taxa de SUCESSO próximo dos 100%

 

Primeira participação num torneio, primeira internacionalização, primeira vitória”oficial” e mais importante primeira equipa/grupo de amigos! – Grandes Marcos Alcançados!

 

Em Setembro, estamos de volta – BOAS FÉRIAS

 

Sem comentários:

Enviar um comentário