O projecto MINIPORTUS87 pretende dar continuidade a uma prática e espírito que tem hoje mais de 25 anos!!! – o PORTUS87 -, baseadas num conjunto de princípios que julgamos salutares: a amizade, o desportivismo, o esforço e divertimento partilhados, a propósito do futebol. Os "Minis" foram fundados em 6 de Novembro de 2010.

Época 2011/12


18/7 Encerramento de (uma fantástica) época 2011/12


A pedido de várias familias, depois de um treino ainda mais descontraído, sempre de realçar o regresso do timoneiro, Mister João Nuno, realizamos o tão desejado jogo contra os pais.

Jogo, não, jogos, porque felizmente apareceram 14 atletas (faltaram apenas o Magalhães e o Diogo Moreira, ambos já em férias) e muitos pais, dividimos assim o campo em duas partes e efectuamos dois jogos, e a "vergonha" foi a mesma, vitória para o lado dos miúdos em ambos os lados, que mostraram o que aprenderam...

No final, para marcar o acontecimento, o encerramento da 2ª época oficial do MiniPortus87, foi entregue um diploma personalizado, com as estatisticas de cada jogador.

Encerra-se assim, mais um capitulo bem sucedido...em jeito de balanço... foram 10 longos meses, com 57 treinos ou jogos... dos quais se destacam os frente às equipas: Hernâni Gonçalves, Open Guimarães (2), FC Foz, Leões de Porto Salvo, ainda no Torneio McDonald’s (5) e… Torneio Zon Kids (2) (no Estádio do Dragão!) e ainda Alcobendas Futsal (Madrid); 1ª jogo no estrangeiro!

Excelentes Momentos, Grandes recordações e belo espirito que se continua a criar ainda por cima num grupo em crescimento - aos 12 que transitaram da época anterior (não perdemos ninguém!), integraram-se (e bem) mais 4, e ainda mais uns quantos amigos que foram aparecendo!

BOAS FÉRIAS!, continuem a "praticar", em Setembro voltamos!



 


 


7/7- Primeira internacionalização! – Jogo com a equipa Alcobendas Futsal (Madrid)


Para o Afonso Azevedo, Afonso Magalhães, Bruno Silva, Diogo Lopes, João Azevedo, Rodrigo Póvoa e Vasco Maganete, o dia 7 de Julho de 2012 fica registado como a sua primeira internacionalização, frente à equipa do Alcobendas Futsal, num fantástico (e enorme!) pavilhão Amaya Valdemoro (inclusive com a bandeira portuguesa hasteada… foi bonito)

Todos tiveram um comportamento fantástico, jogaram um excelente futsal, divertiram-se, lutaram muito, frente a uma equipa bem mais rotinada no futsal!, que participa já num campeonato regional, mas o jogo foi bastante equilibrado tendo sido o resultado final 3-6 (Golos: Vasco, Afonso Magalhães e João Azevedo).

Tiveram ainda direito a assistir, para ir apreendendo, a uma fantástica exibição dos “treinadores”, Portus87, que venceram por 7-1, a respectiva equipa do Alcobendas Futsal.

Tudo sempre num excelente ambiente, troca de prendas (o MiniPortus87 ofereceu uns magníficos sabonetes da Claus Porto), entrega de taças e medalhas, belas recordações!

Estiveram todos excelentes, desde o guarda-redes, defesas, alas até aos atacantes, e por isso tiveram direito, a uma mega piscina com escorrega, jantar na casa Mingos e visita à “movida” Madrilena… foi mesmo um fim de semana muito intenso!

 


 


 


29/6 - Nova incursão no futsal


Novamente no "mitico" campo do Portus87, os "Minis" estiveram à altura, com 11 jogadores presentes, fez-se um bom treino, uma vez mais de adaptação à forma de jogar futsal, num piso liso de madeira. Sendo o segundo treino já se notou algumas melhorias. Treinou-se assim o controlo da bola e ainda o remate.

No final, fez-se, o mais que esperado, jogo, onde se viu já boas circulações de bola e estrutura de jogo.

Nota final: foi bom ter de regresso o Gui Romão que já não aparecia há uns tempos!

Na próxima semana, voltamos aos "relvados" com o duplo amigável frente à escola de futebol do Externato António Nobre, em Matosinhos:- http://ef-ean.blogspot.pt/ (a equipa que defendia as cores da Suécia no Torneio McDonalds):

- 3ª feira – 3/7 – 18:45 – sub10;

- 5ª feira – 5/7 – 18:45 – sub8;

 

20/6 - Incursão ao futsal

Levamos os craques à mítica casa do Portus87, pavilhão da escola sec. António Nobre, em Paranhos, para experimentar a sensação do futsal em piso de taco e em indoor (por acaso, ou talvez não, foi óptimo porque estava a chover muito!)
Apareceram 12 atletas, que notaram que há varias diferenças entre o futebol e o futsal, nomeadamente no controlo e transporte de bola... aspectos que treinamos.
Tivemos ainda a experimentar a bola de futsal, mais pesada e dificil de rematar!... é preciso mais força
Finalmente, fizemos um animado jogo final, onde a espaços foi possivel ver alguma circulação de bola... e mesmo para acabar uns penaltys.
(Agradecemos a paciência do Sr. Armando)

 


 


 


 


16/6 - Acabamos em beleza, com duas vitórias o Tor. McDonalds


Começaram, de manhã às 11:30, os sub10, todos presentes excepto o Vasco, cheios de força e motivação.

O jogo correu muito bem, vencemos a "Escócia" por 5-1, com um alteração táctica, o Tiago passou para o meio-campo, e a aposta surtiu efeito, fez um excelente jogo e marcou dois golos, em parceria com o Magalhães, que começou mais lento do que o costume, mas depois de uma conversa com Mister Póvoa, voltou ao seu normal e também marcou dois golos, sendo que o último foi de uma qualidade técnica extraordinária (contornou o GR e quase sem ângulo marcou um belo golo!), o Gonçalo marcou também um belo golo, a bater na trave e a bola a entrar). Mas na verdade, esteve toda a equipa muito bem, o Gui na Baliza, o João M., Afonso A. e Bernardo, muito seguros a defender e a passar a bola, o Pedro e Rodrigo a pressionarem mais à frente... funcionaram muito bem em termos colectivos, como equipa, e o resultado está à vista - conseguiram assim um 13º lugar no torneio (3 v. e 2 d. - 13-10 em golos)- muito bom!

Depois de almoço, entraram em actividade os sub8, frente à "Austria", todos presentes excepto o Gui Romão - o jogo começou equilibrado, esteve algum tempo 0-0, mas depois o "destemido" João A., conseguiu marcar, e as coisas começaram a correr melhor para o nosso lado, o resultado final foi 7-2, com golos de: João A. (4), Miguel, Diogo M. e David. - terminaram assim num 19º lugar - estão de Parabéns!

Quer os sub8, quer os sub10, tiveram um comportamento exemplar, fizeram excelentes jogos.

Estivemos todos presentes na cerimónia de encerramento, mostramos (a melhor) bandeira do torneio (a da Holanda) e recebemos medalhas.

Saldo então muito positivo, agradecemos a oportunidade e esperamos voltar para o ano!

12/6 - Mais um treino no campo dos Choupos

Mais uma vez o treino teve 13 atletas, desta vez distribuidos entre sub10 e sub8, a pensar no torneio McDonalds, nos jogos finais no próximo sábado.
Trabalhou-se muito a finalização, com dominio, transporte da bola e finalmente remate à baliza.
O jogo final foi muito disputado, e ambas as equipas deixaram uma boa imagem, de estarem bem preparadas para os desafios que se aproximam.
 

5/6 - Treino à chuva... no campo dos Choupos

Para alguns, finalmente aconteceu um treininho à chuva (já tinhamos apenas jogado...) e correu muito bem, com mais ainda alegria:
Com 13 atletas presentes, treinamos essencialmente a recepção/controlo de bola e o remate.
Para terminar o famoso jogo final, sempre muito combativo e emotivo, e este também não foi excepção.

 


 


2/6 - O Grande dia chegou... jogamos no estádio do Dragão, acreditem ou não!


O MiniPortus87, com 21 "atletas" distribuidos em três equipas (A, B1 e B2), participou na Liga Zon Kids, no ESTÁDIO DO DRAGÃO... Grande Palco, Grande momento!

A- Miguel, Diogo M., João A., João L., Rodrigo M., Ibraim, Rafael (sub7)

B1- Gui. P., Afonso A., João M., Bernardo, Afonso M., Rodrigo P.

B2- Bruno, Diogo L., Simão, David, Gui. R., Pedro, Vasco

Foi de facto especial entrar e jogar nesse mitico local, com mais de 1.400 miudos, desde logo, os 6 Portus87 ((Abel, Helder, José, Manel M., Nuno P. e Tó Zé)

presentes se desdobraram pelas três equipas e controlaram as operações!

Começaram os A's, frente ao Desp. Ronfe2, equipa que veio a sagra-se campeã na categoria, foi um arranque a "frio", talvez acusando o efeito da novidade do sitio, do campo (insuflavel, a bola sempre em jogo)... e até tivemos a primeira oportunidade, num jogo que começou equilibrado, mas na reposição de baliza tivemos alguns problemas e o adversário maior fisicamente tirou partido disso mesmo e conseguiu um resultado exagerado (1-5), conseguimos o golo de honra pelo João Lobo.

Ao mesmo tempo jogavam os B1, fente à equipa Realfoot, muito dura, em particular com o A. Magalhães, que apesar disso consegui marcar o seu golito, o resultado final foi 1-3, num jogo sempre muito equilibrado.

Pelas 10:30, entraram em jogo os B2 frente ao EF Ext. A. Nobre, conseguiram sempre equilibrar o jogo, que acabou por ser decidido em detalhes - Diogo Lopes marcou o nosso golo.

Por essa hora, estavam já os A's de novo em actividade, num fantástico jogo, depois de resolver o problema da saída de jogo a partir da baliza, a equipa sentiu-se mais equilibrada no campo e apareceu o goleador João A., mas todos fizeram grande exibição frente ao Padroense, vitória por 5-1 (João Lobo, Ibraim e João A.(3), que quase dava o apuramento para a fase final como melhor 2º lugar.

Depois faltavam dois jogos, muito dificieis para ambos os Bs, os Guerreiros do Minho (escolinha do Braga) e... nada mais nada menos que o Boavista, essa referância e ainda mais na formação. Claro, foram dois jogos dificeis, o B2 (mais novos) perderam por 0-4, e o B1, por 0-2, mas jogaram o jogo pelo jogo e estiveram mesmo muito bem!

Estão assim todos de parabéns, portaram-se à altura do acontecimento e do local, jogaram bem, com garra e o jogo pelo jogo e principalmente divertiram-se!

Mas o grande momento chegou com a oportunidade de todos cantarem o hino do Portus87 em pleno Estádio do Dragão.

 

29/5 Mais um treino no campo dos Choupos

Com um novo recorde, presentes 18 "atletas", procuramos treinar em subgrupos mais homogeneos, com destaque para os Sub7, com todos presentes e mais dois convidados - os gémeos Rafael e Ibraim Amaral.
Muita circulação de bola, remate e experimentação de guarda-redes (destacou-se aí o Miguel, pela vontade e jeito!) e depois fez-se duas "peladinhas" nos dois meios campos.
Bom Treino!
... e agora o... .... ... Estádio do Dragão, no próximo sábado para a Liga Zon Kids!

 


 


26/5 - MiniPortus87 - Open de Guimarães, no campo dos Choupos


Enfrentamento entre portuenses e vimarenses, na retribuição da visita ao Open de Guimarães, que desta vez se deslocou ao campo de Choupos, numa bela manhã de sol (depois de muitas ameaças da chuva...).

Nos Sub9, dada a ausência de alguns jogadores e guarda-redes do Open, improvisamos um 6 contra 6, num campo mais pequeno e balizas mais pequenas e sem guarda-redes... destaque desde logo para a fantástica adaptação do GR Gui P. ao lugar de defesa central, em grande Gui!

No nosso lado, contamos com o convidado Alex (amigo dos Afonsos), que aproveitou e marcou logo o primeiro golo, e demos a oportunidade aos 4 jogadores de campo Sub8 que rodaram entre eles um lugar na equipa.

Assim, os Sub9 fizeram um grande jogo e conseguiram uma vitória por 6-1, com golos distribuidos pelo convidado Alex, pelo tradicional Afonso M. e ainda o Afonso A., que (bem) converteu um penalty.

Seguiram-se os Sub8 (com o convidado Gabi) e Sub7 (com os já habituais convidados, João L., Rodrigo M.), que acabaram por formar uma única equipa e no mesmo campo mas agora com Guarda-Redes - na primeira parte, o Bruno e na segunda, o Miguel e o Diogo M., já para treinar para o próximo sábado, fizeram um excelente jogo

Conseguiram mesmo uma grande vitória, por 9-2, com destaque para o goleador João A., que estava destemido... dentro e fora do campo!, com 8 à sua conta! e ainda o Miguel, que marcou um, mas na verdade estiveram todos muito bem.

Foi uma bela manhã de futebol e convivio, viveu-se um excelente ambiente no campo dos Choupos, muitos pais a assistir, muitos Portus87 e até velhas glórias apareceram (Greg)

Todos tiveram direito a um belo lanche e fica a promessa de agora voltarmos nós a Guimarães!

 


22/5 - Mais um treino nos Choupos

Com 15 "atletas" presentes, 12 do plantel mais 3 convidados (Kiko, João L. e Rodrigo M.) para completar a equipa Sub7 (João A., Diogo M. e Miguel), fizemos um óptimo treino em particular na tal organização e integração da equipa dos mais pequenos.

Assim, enquanto os Sub7 treinaram circulação de bola e remate (ao Bruno, que esteve na baliza) e ainda uma animada "peladinha" 4*4 com balizas pequenas

Os maiores, agora agregados em Sub9, foram sujeitos a exercicios/movimentações um pouco mais complexos e também treino de finalização na baliza do Gui Pizarro.

Por fim, não poderia faltar o jogo final, ficaram juntos os "coletes" de cada lado, ou seja misturou-se os dois subs e conseguiu-se de facto um excelente jogo final de fut7, bem jogado e equilibrado.

Segue-se a recepção (retibuição) ao Open de Guimarães, no próximo sábado, neste mesmo campo.


 


 


19/5 Oitavos de final do Tor. McDonald's Sub10


Perdemos frente uma Rússia (1-5) que apresentaram uma equipa com elementos muito maiores aos nossos "holandeses".

Até começamos bem, muito certinhos e marcamos primeiro, pelo Afonso Magalhães, mas depois veio ao de cima a maior capacidade fisica e força dos adversários. Foi importante nunca desanimamos e lutamos sempre.

Ficaram tristes naturalmente, mas fizeram um bom campeonato... vão agora disputar o 13/14º frente à Escócia no dia 16 de Junho... mas até lá ainda há muito a acontecer... "vamos pensar jogo a jogo...", a começar pela próxima terça-feira 22/05, treino nos Choupos pelas 19 horas.

No próxima sábado, 25/5, pelas 10:30 temos a recepção à equipa OPEN de Guimarães (retribuição da nossa deslocação à capital da cultura)

 


19/5 - treino na Lionesa orientado para os sub8 e sub7


Mais um treino, desta vez na Lionesa, marcado encima da hora (parece os grandes com meia duzia de telefonemas, e já está)... e parece que foi boa ideia, porque todos apareceram, 8 sub8 com mais 3 sub7 e o Afonso A. que foi ajudar o treino e à baliza, ou seja 12 atletas que fizeram um excelente treino e os mais pequeninos já mostram serviço e integração.

 


15/5 - Treino alargado nos Choupos!


Com a presença de muitos convidados, 4 amigos mais pequenos (sub7), quase enchemos o enorme campo dos Choupos com 17 miúdos.

Desta vez, o João A., o Miguel e Diogo M. tiveram a companhia de mais 4 amigos e então fez-se um treino para os mais pequenos – o Bruno ficou também nesse lado, para treinar na baliza – treinamos passe, circulação de bola e finalmente remate,

Na outra baliza, os maiores (desta vez juntos os sub8 e sub10) treinaram o transporte de bola e a finalização, em particular no 2º poste, bem como os remates de longe.

O Grande final chegou (muito rapidamente), com o jogo final, em que apesar da presença de muitos, e alguns pequenos, miúdos, conseguiu-se fazer um jogo de bastante qualidade.

Os Sub10 têm já os oitavos de final do torneio McDonald’s no próximo sábado (19/5) pelas 17:30.

12/5 - Jogo Sub8 no Tor. McDonalds frente à Espanha (0-1)

Os Sub8 mostraram-se com muita solidez neste terceiro jogo no torneio, frente à equipa mais forte do grupo, fizeram um jogo equilibrado, em que o resultado mais justo seria um empate.
Uma vez mais com toda a gente presente (8), e muito apoiados nas bancadas, a miudagem fizeram um bom jogo e mostram uma boa evolução.
Os Sub8 voltam agora a competir neste torneio apenas num jogo final no sábado dia 16 de Junho.
Foram colocadas algumas fotos do Torneio McDonalds 2012 na área privada do site:

11/5 Treino extraordinário - fomos experimentar o campo dos Choupos

E de repente, no troca de e.mails nocturna, surgiu a ideia, e assim foi marcado um segundo treino esta semana, e aproveitamos e formos experimentar o campo de fut7 dos Choupos - que é um espetaculo... grande... e ainda por cima com calor... a malta, logo no "aquecimento"... ficou estourada.
Com 13 atletas presentes, dos quais 7 Sub8 (só faltou o David) para treinar para o jogo do dia seguinte, o treino correu muito bem, com muito espaço, permitiu fazer circulação de bola e remates (às gigantes) balizas

 

 

 

 28/4 - 2º jogo dos sub8 no Tor. McDonald's


Frente à "Croácia", a nossa "Holanda" perdeu por 1-3, mas até conseguiu fazer um jogo equilibrado e emotivo, frente a uma equipa com jogadores mais rotinados, as distrações fizeram a diferença.

De qualquer forma, a equipa, com todos presentes (!!!), que foi muito apoiada nas bancadas, portou-se bem e fez um bom jogo, apenas um bocadinho acanhados por ser no torneio, com destaque para o golo do Gui Romão.

 

25/4 – Arrancou o Torneio McDonald’s e logo com 3 jogos

O dia começou com muita chuva, até o desfile das bandeiras teve de ser adiado… mas todos (excepto o Vasco) marcaram presença, 17 atletas com enorme motivação (e já menos nervosos que o ano passado)
Arrancaram os Sub8, o resultado frente à "Grécia" de 0-3 é enganador, porque jogaram muito bem e afinal, e como é moda dizer, "foi só em pequenos detalhes…".
À tarde entraram em acção duplamente os Sub10, com uma enorme exibição, conseguiram vencer a "Grécia" por 3-0 e no último jogo do dia, já eram 19:30, frente à "Croácia" perderam por 3-4, foi um jogo emocionante com constantes alterações no marcador, talvez o empate fosse o mais justo, depois de uam recuperação, mas já com o cansaço a fazer-se sentir, permitimos um golo mesmo no final.
O Magalhães foi o marcador de serviço, o Gui Pizarro fez grandes defesas e até um penalty defendeu, mas na verdade todos estiveram muito bem, com garra, a defender e a atacar e jogaram como equipe.
Tudo em aberto então, grande espirito, dentro do campo e também nas bancadas!
Os Sub8 voltam à acção, frente à "Croácia", no próximo sábado dia 28/4 pelas 19:30.
 

14, 17 e 21/4 - Treinos e treinos...

À semana ou ao sábado, toca a treinar que vem aí o Torneio McDonald's.
Dadas as condições meteorológicas, todos os treinos foram realizados no indoor da Lionesa (faltou a ambientação ao campo de fut7), mas a miudagem está preparada!
Lançamo-nos no trabalho de fazer uma bandeira, também para o torneio, houve TPC e tudo... vai ficar um espetáculo com a ajuda de todos!
O espirito de grupo está alto, a motivação é grande, tal como o desafio, quer para os "Sub 8" quer para os "Sub 10".
Espera-se muito DIVERTIMENTO!... Que venha rápido o dia 25 de Abril, para começarem os jogos!

 

 

31/3 - Jogos à moda antiga

Fomos ao pelado de Averomar, na Póvoa de Varzim, local único (junto ao mar e ainda por cima num fantástico dia de sol) e de culto (origem, como treinador, do Mister João!).

E o Mister João voltou, grande emoção no seu regresso!

Por tudo isso, a miudagem mostrou uma garra impressionante, foi bonito de ver (apenas faltou o Afonso Magalhães e o Diogo Miguel). Contamos ainda com os reforços de Verão Gonçalo e Tiago.

Começaram os sub10 em futebol de 7, e até marcaram primeiro (grande golo Rodrigo!) mas depois sofreram a reacção, mais experimentados, da equipa da casa... mas fizeram um grande jogo!

Depois os sub8, em futebol de 5, frente a uma equipa, um pouco mais velha, foi também um belo jogo treino, com os goleadores (Miguel e João) a mostrarem serviço.

E foi assim.. num pelado à moda antiga que vamos construindo uma Grande Equipa!

 

 

27/4 treino com mais dinamismo


Voltamos aos treinos durante a semana, desta vez 19:00 na Lionesa. Apesar do stress de dia da semana, tivemos 12 atletas.

Desta vez o teino foi liderado pelo Mister Zé, que impôs ritmo à coisa, e foi treinado intensamente as movimentações de ataque, a 3, com distribuidor de jogo, em direção à baliza com Guarda Redes!

A miudagem respondeu à altura!

Segue-se Averomar (Povoa do Varzim) no próximo sábado dia 31/3

 

24/3- E fomos mesmo a Lisboa! ...desta vez jogamos futsal c/Leões Porto Salvo e acabamos na Kidzania


Para a experiencia ser mesmo muito nova, fomos jogar pela primeira vez a Lisboa, jogamos futsal com a escolinha de uma equipa da 1ª divisão (Leões Porto Salvo), com a bola oficial (quase "berlinde", para quem nunca jogou) em piso de taco e com público adversário (muito correcto diga-se), foram mesmo muitas novidades, o que ao mesmo tempo torna rica a experiência!

A "novidade" inicial, foi o automóvel do pai do A. Magalhães avariado na auto-estrada, e ele só chegou 5 min. depois do fim do jogo (foi compensado com a participação no jogo amigável dos treinadores...)

Fomos muito bem recebidos, muito obrigado ao Hugo dos Leões, e em particular ao nosso amigo Paulo, que tudo fez para que esta digressão fosse um enorme prazer.

Quanto ao jogo, os mais pequenos (sub8) continuaram a treinar com mais velhos, e os (sub10) tiveram pela frente uma adversário muito forte e ainda mais com as novidades referidas a atrás, mas a verdade é que TODOS ESTIVERAM MUITO BEM e cresceram mais um bocadinho!

Por isso, bem mereceram passar a tarde na Kidzania!... foi um fim de semana espetacular!

Segue-se treino na Lionesa, na próxima terça feira 27/3 (19:00) e jogo treino em Averomar, no próximo sábado dia 31/3 (10:30).

 

 

Março, a acelerar…

Com a presença de 14 jogadores (grande assiduidade!), foi um treino muito dinâmico, movimentações com bola e simulações de defesa e ataque, e claro os golos… se bem que os guarda-redes estiveram muito bem!

O jogo final foi mesmo muito equilibrado e tivemos de recorrer aos penaltys… para felicidade de todos!

Parabéns ao Bernardo, Bruno, Gui Romão e Rodrigo que atingiram o treino nº 50 e assim o grupo de "cinquentões" são já 8!

25/2 - Encerra-se o mês do Carnaval com mais um treino de grande nivel
Presentes 13 atletas com muita "fome de bola", depois da paragem Carnavalesca...
Trabalhamos o controlo de bola, agora, em velocidade e introduzindo a competição... e os miudos respodenderam!
Depois dividimos, em subgrupos, e treinamos o dominio, circulação e finalização.
Finalmente, o tão aguardado jogo final, em que desta vez as defesas estiveram melhores... e fomos a penaltys!
11/2 - Bela digressão a Guimarães... muito futebol, sol e grande ambiente!
Em primeiro lugar, todos os 16 presentes e grande "massa associativa" a apoiar... Fantástico!
Em segundo, fomos muito bem recebidos e estivemos à altura dos acontecimentos, excelente ambiente, boas instalações do Open Village Sports e bom futebol apresentado.... podemos, e devemos, estar orgulhosos!
Em terceiro, muitos jogos, belas jogadas, bons cortes, boas defesas, belas fintas... grandes remates, e depois há ganhar, empatar e perder... e aconteceu de tudo um pouco... é mesmo assim e convém aprender depressa!
Os maiorzinhos encontraram pela frente, uma equipa com jogadores com mais experiência e que foram determinantes nos momentos críticos do jogo, defenderam bem (logo a começar pelo GR) e foram mais eficazes a finalizar, apesar de muito equilíbrio no jogo jogado... os MiniPortus estiveram muito bem mas não conseguiram evitar um 0-3, fica a experiência deste primeiro jogo (7*7).
Os mais pequeninos, a formula encontrada foi 4 minijogos (4*4) em meio campo e um pequeno jogo final (8*8), no no campo todo, nesta categoria, mostramos mais capacidade vencemos os minijogos (8-0;4-1;3-1;3-1) e no jogo final, muito animado diga-se, acabou num simpático 0-0 e numa jogada final que só vista!
Ficam os nossos agradecimentos ao Open Fut, na pessoa do seu treinador Jorge Duarte.
Ainda houve tempo para os Portus87 fazerem um joguinho, enquanto a miudagem se preparava para o almoço.
O almoço foi um "luxo", não só pela sua qualidade, ambiente e simpatia como foi servido, mas principalmente por contar com 35 pessoas, das quais 11 MiniPortus, que recuperaram forças e conviveram, seja com os já tradicionais Legos ou então há base das novas tecnologias...
Finalmente, para os mais afoitos fomos visitar o Castelo de Guimarães, e houve mesmo qu m chegasse ao seu ponto mais alto.
Fica certamente mais uma bela memória no álbum de recordações!
SUB 8
SUB 10

4/2 - Entramos em Fevereiro em força... noticia de última hora: vamos a Guimarães!

Com 15 "atletas" presentes (apenas João M. faltou), treinamos uma vez mais a circulação de bola e o remate, nos dois meios campos subdivididos entre os mais e menos pequenos.

No final, fizemos 3 equipas e foi sempre a rodar, grandes jogos, grandes golos mas também grandes defesas!

E a noticia de última hora é: O MiniPortus foi convidado para jogar na Capital Europeia da Cultura - Guimarães. Jogos a realizar no próximo sábado dia 11 de Fevereiro, das 10:00 às 12:00, no OPEN VILLAGE SPORTS - Guimarães (Mesão Frio) -


28/1 - Encerramos o mês de Janeiro com "Virus"-1 : "Treino"- 0
Muitas ausências, de "baixa médica", mas mesmo assim tivemos 11 atletas e muito frio...
Controlo e passe de bola em movimento, contornando a confusão e depois estivemos a afinar o remate com o placard, que o Helder arranjou, que cobria a baliza com apenas cinco buracos para treinar a pontaria.
Terminamos o treino com o clássico jogo final, muito disputado (às vezes até demais...)
Falta dar os parabéns ao David que chegou aos 50 treinos!
21/1 - 15º treino da época com algumas ausências e com visitas...
Com os virus a atacarem, faltaram 5 "atletas" (as melhoras...), se bem que o Gui Romão e o Rodrigo até tiveram presentes, mas "à civil" e contamos com a presença do Tomás, amigo do João Pinto.
O Afonso Azevedo aproveitou para completar o seu 50º treino - Parabéns!
Mas a grande surpresa foi a presença "em carne e osso" do Mister João, que arrastou o gesso para "matar saudades" da miudagem...mas ainda foi só a assistir e controlar o trabalho dos adjuntos
Com 12 jogadores, voltamos a insistir no controlo e passe da bola e depois da subdivisão do grupo, dominio e finalização. O jogo final foi o espetaculo habitual e também como de costume acabamos com marcação dos penaltys (sempre muito animada) e claro a cantar o Hino.

 

 

...e lá voltamos em 14/01 cheios de "fome de bola"

Os 13 artistas foram recebidos com uma supresa tecnológica, o Mister João ( em fase de recuperação de uma lesão) apareceu no ipad, via skype, e falou (e viu) às tropas...foi um momento espectacular...os miúdos gostaram e o treinador deu-lhes as boas vindas, mas não só, tinha um video preparado para exemplificar como se joga à bola, e nada melhor que mostrar uma enorme sequência de passes realizados pelo Barcelona num jogo recente.

Treinou-se o controlo e circulação de bola e finalmente o remate. Como estava muito frio fez-se apenas duas (grandes) equipas para o jogo final, e procurou-se treinar o posicionamento no campo.

E foi assim que arrancamos em 2012, que esperamos seja um excelente ano para todos, e nós vamos tentar ajudar para que assim seja!

Destaque para o Diogo Lopes e o João Azevedo que cumpriram o seu 50º treino/jogo pelo Miniportus!

Ah! E também o nosso primeiro treino com o nosso preparador físico Maganete. Foi ver a miudagem a aquecer motores, com uma aplicação exemplar!

Regresso a 14 de Janeiro 2012!
Regressamos à actividade a 14 de Janeiro.
BOAS ENTRADAS EM 2012 !!!
17/12 encerramos a epoca em beleza..jogos e Pai Natal!
Estando o Mister Zé ao comando das operações, não há cá conversa, é por a miudagem a jogar. No treino estiveram 15 atletas onde só faltou o Diogo Miguel.
Fizémos, ou melhor, os mais pequenos fizeram três equipas, o Gui Romão o Miguel e o Bruno, escolheram e bem, as equipas...porque ficaram muito equilibradas, o que resultou em grandes jogas - três equipas sempre a rodar.
...e quando tal aparece um velhinho vestido de vermelho (houve quem fugisse...), com muitas supresas...e então os jogadores receberam uma bela fotografia em acção.
No final no balneário, tivemos uma excelente noticia, mas como todos sabem "o que se diz no balneário, fica lá", portanto nada mais posso escrever.
BOAS FESTAS PARA TODA A FAMILIA PORTUS87!!!

 

 

 

10/12 - 12º treino, trabalho especifico e joguinhos...

Apenas com 10 jogadores, número mínimo do ano (bem é preciso acabar com as "pontes"), o o Mister optou por um trabalho mais especifico e individual, especialmente com os mais novos.

Entretanto, organizou-se umas "peladinhas" 2 para 2, que foram bem animadas, às vezes até demais... é muito o entusiasmo e a vontade de ganhar!

No final, não poderia faltar, o tão desejado jogo final, que teve mais uma vez um nivel muito interessante, resultado também do trabalho realizado.

Fica a faltar o treino do próximo sábado, 17/12, o último do ano de 2011!

6/12/2011 - Bela recordação: Grande exibição em 2 jogos!
Começar por dizer que é sempre um prazer visitar a escola Hernani Gonçalves, bem recebidos e bom ambiente, novamente nesta nossa 2ª visita.
Assim sendo, fazemos lá sempre excelentes jogos, desta vez foram dois em simultâneo, sub 7 e sub 9, o que vem já na sequência da reorganização da estrutura de treinos, e que, uma vez mais, se acabou por concluir que é muito positivo, os miúdos jogarem com outros, o mais possível, da mesma idade.
Sub 9, alinharam com:

Gui Pizarro na baliza (bela exibição, com a camisola nova de Guarda Redes toda personalizada), Afonso Azevedo (mostrou que é um jogador de equipa!), Afonso Magalhães (o goleador da noite, muitos e bons golos!), Bernardo (de regresso às boas exibições), João Maria (que chegou quase de manhã!, e jogou em todo o terreno), Pedro (a estreia!), Rodrigo (à ponta de lança) Vasco (aquele pé esquerdo).
Num jogo muito equilibrado e já com muito bom nível colectivo, conseguiram uma excelente vitória por 7-4
Sub7, alinharam com:
Bruno na baliza (com as luvas novas e muita concentração nem um deixou entrar, com pai Abel babado!), Diogo e Simão (mais na defensiva, que dupla, consistência à Portus), e os mais “pequenitas” na frente, foi um gosto vê-los: Diogo Miguel (estreia e mostrou uma integração e aprendizagem fantástica), Miguel (o mais novo, foi à ponta de lança, seta para a baliza) e João Azevedo (o goleador, foi o que mais usufruiu de jogar com miúdos da idade dele, estava nas suas "sete quintas", excepto quando estava no banco de suplentes, a aqueles festejos... é um verdadeiro artista)
Nestas idades, conta muito o ambiente, terem a bola, competirem de forma sã e especialmente divertirem-se, e foi mesmo isso que aconteceu, o resultado acabou por ficar 10-0, para além da qualidade foi também fruto do facto dos miúdos da casa seem muitos o que complica no aspecto competitivo
Resta então agradecer ao Prof. Rui Pacheco (coordenador da Escola) e à sua equipa de treinadores - e Até Breve!
10º treino - dia 3/12/2011
Treino já orientado para os jogos que se avizinham, circulação de bola e finalização foram trabalhados, bem como "trabalho especifico" para os dois Guarda Redes de serviço: Bruno e Gui Pizarro
Para o jogo final, juntamos os elementos de cada equipa, os mais pequenos reforçados por dois elementos da equipa técnica frente aos maiores, conseguiu-se assim um jogo bem equilibrado.
Foi assim, mais uma vez, um treino bem conseguido em que tdos se divertiram, inclusive os Misters.

 

 

Treino do dia 26/11 com 15 jogadores e uma novidade!

Com 15 atletas realizou-se mais um treino intenso, muita troca de bola, domínio e passe para depois se finalizar na baliza, que continua a ser um local muito desejado... Curiosamente muitos Guarda Redes em potência.

O subgrupo dos maiores fizeram um "trabalho" mais complexo, com áreas determinadas também no sentido de fomentar a circulação de bola.

E a notícia tão aguardada:

Está marcado, não um mas dois jogos (para todos jogarem mais) em simultâneo.

Será então na próxima terça-feira, dia 6 de Dezembro pelas 18h00 (termina ás 19h00), na:

Rua Alves Redol, 292

4050-042 - Porto

Ver Mapa.

Record: 17 presenças no treino de 19/11
Pois é, no treino do Sábado 19/11 atingimos o número máximo de presenças, o plantel de 16 TODO! e mais um convidado, o Guiherme, ou seja 3 "Guilherme´s" em campo!
Mesmo com tanta gente, correu muito bem o treino...começámos a treinar as mãos! Não, não me enganei, num animado exercicio para desenvolver as desmarcações, notou-se que há ali gente polivalente...não é Bruno?
Depois foram os animados jogos dois para dois e o treino de finalização...e finalmente os jogos finais, tão bem disputados que o treinador até se esquecia de dar por terminado o treino...foi mesmo um Grande treino com Grandes jogos!
O Magalhães treino, durante o jogo, o timing do passe!
No balneário, havia umas surpresas, trazidas pelos pais do Gui Romão - Obrigado!
... e já vamos em 7!
Cumpriu-se no passado sábado dia 12/11 o 7º treino, no dia de aniversário do Di, o nosso grande defesa central, a honrar os pergaminhos da família.
Continuamos na subdivisão do treino, com 13 atletas, "trabalhou-se" muito a finalização, o que até deu logo resultados nos jogos finais, que o diga o João A. que voltou aos tão desejados golos.
Um sinal muito positivo é o facto dos reforços desta época já se sentirem completamente integrados no grupo e no treino e já é assinalável grandes melhorias, nomeadamente nos mais novos, a começar pelo mais novo Miguel e também o Diogo M.
O Bruno estava magoado, com uma unha em mau estado, mas nem assim faltou, foi para a baliza... logo num dia que toda a gente queria mesmo muito ir para esse posto, do Gui mais pequeno ao maior... lá se arranjou uma solução, com apenas 2 balizas...

 

 

 

MiniPortus fez um ano de actividade 6/11/2011

... (e o Gui fez 7) e cumpriu-se na véspera o 6º treino da época, com o número mágico 15 atletas (faltou apenas o Vasco) ou seja 3 equipas, que fizeram 3 jogos finais espantosos, os miúdos estão a evoluir, o "novo" método de treino está a dar resultados!

Um Ano em 8 momentos...









 

 

No 5º treino (29/10), voltamos a ter 15 atletas... e bolo!


Começando pelo fim... voltamos a ter bolo (aniversário do Rodrigo)... lá vai a linha dos treinados e em particular dos treinadores!

Quanto ao treino, nova presença em massa (faltou apenas o João M.), correu uma vez mais muito bem, muito entusiasmo e aplicação, em subdividos em 2 grupos homogéneos.

... E chegamos ao inicio, quando apareceu a surpresa prometida (depois de uma estranha recolha de camisolas na semana passada), "elas" (as camisolas) apareceram "diferentes", com números (felizmente, e tal como planeado e preparado, sem incidentes), e também, tal como qualquer "crack" que se preze, com o seu nome gravado na camisola, e estes já o mereciam!

(não, não, o MiniPortus não vai apostar no merchadising... isso são bocas do futebol...)

 

Já vamos no 4º treino da época e já agora 40º do MiniPortus


... e assiduidade, e também a aplicação, continua enorme, no treino de 22/10 contamos com 15 esforçados "atletas" (só faltou o Simão do plantel) foi animado, principalmente pelos pequenos jogos 1*1, 2*2, 3*3 e claro pelo, momento alto, os jogos finais, muito equilibrados e bem disputados.

Mas o mais importante, foi a geral boa disposição de todos, que torna já os sábados de manhã um momento especial para os miúdos e graúdos...

Para sábado 29/10, é esperada (mais) uma surpresa, e assim sendo, lamento, mas não posso escrever mais...

 
15/10 Treino e também Festa dos 24 anos do Portus

Para assinalar que "os Grandes" Portus87 fizeram 24 anos precisamente no treino do dia 15 de Outubro:Os miúdos cantaram os parabéns no final do treino, mas o melhor estava para aparecer, um bolo , verdadeiramente surpresa (preparada por algumas , mães e "vitimas"... do Portus).

O bolo era delicioso e até tinha o simbolo do Portus, parte muito desejada nas fatias distribuidas...

Agradecidos e

 
INICIO DA ÉPOCA 11/12 A TODO O VAPOR!
Regresso impressionante… estamos muito orgulhosos de poder voltar a contar com os 12 “atletas” que transitam da época anterior e de dar as Boas Vindas ao Diogo e ao Miguel, que se integraram logo muito bem.
Começámos então no sábado, dia 1 de Outubro, com 15 jogadores (tendo por convidado o Gui Pizarro).
O segundo treino, a 8 de Outubro, voltámos a ter à disposição um plantel alargado, de 14 jogadores, que inclui o visitante Pedro – aproveitamos ainda para medir, pesar e recolher outras informações dos jogadores para mais tarde recordar (em breve serão divulgadas na área privada).
Tudo correu às mil maravilhas, quer dentro do campo, com “muita fome de bola”, quer fora, com a presença de muitos familiares, que criam um ambiente muito bonito… é mesmo este o nosso caminho!
 
... VAMOS INICIAR A ÉPOCA DE 2011/12
O MiniPortus vai então regressar à actividade, aos sábados de manhã e na Lionesa.
O primeiro treino da época 2011/12 está já marcado para o próximo dia 1 de Outubro (sábado) às 11:00 no pavilhão Indoor da Lionesa.
Esta "aventura" arranca nos moldes da época anterior, mantendo-se ainda todo o espírito criado - a este propósito convidamos a visitar o anuário dos nossos amigos de Madrid que nos visitaram no final da época passada e fizeram uma bela reportagem fotográfica:

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário